Tudo muda quando você não se trai

Murillo Leal
3 min readJan 16, 2023

Já acreditei que um ano novo poderia ser perfeito. Agora, apenas desejo chegar ao seu término sem me trair.

Quando as pessoas dizem que o ano novo é um momento para novos planos, elas querem dizer fazer uma lista de coisas para melhorar, definir tarefas e cumprir essas metas.

Mas é claro que esta é uma maneira puramente estática de viver, porque isso nega a própria originalidade que o mundo tem de deslocar tudo e ignora a permissão de escolhermos (quase) tudo.

É uma concepção coisificada da mudança real. As diversas potencialidades dos seres podem estar ativas ou inativas a qualquer momento por uma força natural invencível.

Para que existe o desejo? Por que você projeta? Não para que o universo e a natureza façam algo que pareça improvável, mas para que uma força, que estava adormecida dentro de você, seja ativada.

A natureza não ativaria essa potência sem te avisar se não houvesse desejo, plano e intenção.

Existe uma grande margem de manobra no mundo e o fato de uma pessoa ser o seu próprio ato e reação — e não uma coisa pronta de uma vez para sempre — faz com todos sejamos dotados de um acúmulo de conhecimento instintivo que favorece melhores escolhas no futuro.

A vontade e a liberdade são atributos que difíceis de conciliar na nossa cabeça, mas se eles não existissem, não seria possível viver um ano diferente.

Frequentemente fazemos decisões que superam muito o nosso entendimento racional sobre elas. E este é o grande problema.

Muitas pessoas começam a acreditar que o bom discernimento, ou seja, uma escolha conscientemente pautada na melhor realidade, não existe porque elas queriam uma escolha sem erros e definitiva.

Não é à toa que vemos pessoas jovens, inexperientes ou com pouca visão de vida sofrerem ao tentar fazer escolhas, desistindo quando não encontram um caminho fácil, acessível ou intuitivo.

O problema é que, ao omitir a si mesmo o longo e difícil caminho que uma grande mudança tem, não estamos demonstrando o desejo sincero e verdadeiro de transformação.

Lembre-se de que, antes de você, muitas outras pessoas buscaram essa mudança e fizeram esforços consideráveis.

Além disso, em alguns casos, muitas dessas pessoas eram mais capacitadas, tinham mais chances, estavam em um estágio diferente do que nós. E outras que queriam ter apenas algum dos nossos recursos. Essa é a magia da mudança.

Às vezes, mudar é só uma questão de tempo. Em outras, temos que ser ativamente agentes. Diferenciar isso é o que coloca a gente em posição de honestidade.

Uma vez ouvi uma frase que me marcou: trabalhe como se tudo dependesse de você, e faça preces como se tudo dependesse de Deus. Acho que isso resume bem.

O único desejo que deve permanecer no rascunho de quem você quer ser nesse próximo ano é o de buscar interruptamente a verdade.

Com a transparência do lado, você terá de incorporar todo esse equipamento de lucidez e abandonar os seus miseráveis recursos para tentar responder tudo de uma vez.

A paciência consigo, a tolerância com o estado de dúvida e o enfrentamento são as condições principais para mudar sua vida. Se você não consegue manter o prejuízo de continuar no estágio que está na cabeça, desista.

Problemas como cansaço, desânimo e desestimulação às vezes requerem um grande esforço emocional para serem enfrentados, mas às vezes o coração humano pede uma resposta imediata.

Então, nesse ano que entra, saiba que o mais importante é você nunca deixar de ser elegível para sua própria confiança.

@lealmurillo | Jornalista | Top Voice Linkedin | Palestrante e Professor | Storytelling e Conteúdo

https://www.murilloleal.com.br/ocursoaovivo

CURSO DE STORYTELLING| SITE | LINKEDIN | LIVRO GRATUITO

--

--

Murillo Leal

#Jornalista e #escritor • TOP VOICE #linkedin 390 mil seguidores • Especialista em #storytelling • Colunista @rockcontent | murilloleal.com.br