Tudo muda quando você não se trai

Já acreditei que um ano novo poderia ser perfeito. Agora, apenas desejo chegar ao seu término sem me trair.

Quando as pessoas dizem que o ano novo é um momento para novos planos, elas querem dizer fazer uma lista de coisas para melhorar, definir tarefas e cumprir essas metas.

Mas é claro que esta é uma maneira puramente estática de viver, porque isso nega a própria originalidade que o mundo tem de deslocar tudo e ignora a permissão de escolhermos (quase) tudo.

É uma concepção coisificada da mudança real. As diversas potencialidades dos seres podem estar ativas ou inativas a qualquer momento por uma força natural invencível.

Para que existe o desejo? Por que você projeta? Não para que o universo e a natureza façam algo que pareça improvável, mas para que uma força, que estava adormecida dentro de você, seja ativada.

A natureza não ativaria essa potência sem te avisar se não houvesse desejo, plano e intenção.

Existe uma grande margem de manobra no mundo e o fato de uma pessoa ser o seu próprio ato e reação — e não uma coisa pronta de uma vez para sempre — faz com todos sejamos dotados de um acúmulo de conhecimento instintivo que favorece melhores escolhas no futuro.

A vontade e a liberdade são atributos que difíceis de conciliar na nossa cabeça, mas se eles não existissem, não seria possível viver um ano diferente.

Frequentemente fazemos decisões que superam muito o nosso entendimento racional sobre elas. E este é o grande problema.

Muitas pessoas começam a acreditar que o bom discernimento, ou seja, uma escolha conscientemente pautada na melhor realidade, não existe porque elas queriam uma escolha sem erros e definitiva.

Não é à toa que vemos pessoas jovens, inexperientes ou com pouca visão de vida sofrerem ao tentar fazer escolhas, desistindo quando não encontram um caminho fácil, acessível ou intuitivo.

O problema é que, ao omitir a si mesmo o longo e difícil caminho que uma grande mudança tem, não estamos demonstrando o desejo sincero e verdadeiro de transformação.

Lembre-se de que, antes de você, muitas outras pessoas buscaram essa mudança e fizeram esforços consideráveis.

Além disso, em alguns casos, muitas dessas pessoas eram mais capacitadas, tinham mais chances, estavam em um estágio diferente do que nós. E outras que queriam ter apenas algum dos nossos recursos. Essa é a magia da mudança.

Às vezes, mudar é só uma questão de tempo. Em outras, temos que ser ativamente agentes. Diferenciar isso é o que coloca a gente em posição de honestidade.

Uma vez ouvi uma frase que me marcou: trabalhe como se tudo dependesse de você, e faça preces como se tudo dependesse de Deus. Acho que isso resume bem.

O único desejo que deve permanecer no rascunho de quem você quer ser nesse próximo ano é o de buscar interruptamente a verdade.

Com a transparência do lado, você terá de incorporar todo esse equipamento de lucidez e abandonar os seus miseráveis recursos para tentar responder tudo de uma vez.

A paciência consigo, a tolerância com o estado de dúvida e o enfrentamento são as condições principais para mudar sua vida. Se você não consegue manter o prejuízo de continuar no estágio que está na cabeça, desista.

Problemas como cansaço, desânimo e desestimulação às vezes requerem um grande esforço emocional para serem enfrentados, mas às vezes o coração humano pede uma resposta imediata.

Então, nesse ano que entra, saiba que o mais importante é você nunca deixar de ser elegível para sua própria confiança.

@lealmurillo | Jornalista | Top Voice Linkedin | Palestrante e Professor | Storytelling e Conteúdo

https://www.murilloleal.com.br/ocursoaovivo

CURSO DE STORYTELLING| SITE | LINKEDIN | LIVRO GRATUITO

--

--

#Jornalista e #escritor • TOP VOICE #linkedin 390 mil seguidores • Especialista em #storytelling • Colunista @rockcontent | murilloleal.com.br

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Murillo Leal

#Jornalista e #escritor • TOP VOICE #linkedin 390 mil seguidores • Especialista em #storytelling • Colunista @rockcontent | murilloleal.com.br