Conheça: Curso de Storytelling e Curso do Conteúdo.
O Fausto que me perdoe. Fazer ao vivo não é para todo mundo. Muito menos somente para quem sabe das coisas. Por sorte, eu sou um bom improvisador, mas mesmo assim, ensaios são fundamentais. Se a vida pudesse ser gravada, eu preferiria.
A verdade é que muita gente tem talento de sobra, mas isso nunca o blindou de um erro crasso. Até mesmo os maiores cantores desafinam na hora H. Os dançarinos tropeçam. Os atletas passam quatro anos treinando para umas olimpíadas e pipocam. …
Conheça: Curso de Storytelling e Curso do Conteúdo.
É verdade que ninguém sabe o endereço completo da plena felicidade. Se é que ele mora num lugar só. Eu sempre desconfiei de todo esse papo de gente que acredita que ela é um lugar para se chegar, um objetivo imediato a ser atingido no fim de uma corrida enorme de tarefas.
Eu gosto mais de pensar da perspectiva que talvez ela seja apenas um jeito de olhar a vida. E não tem nada a ver com aquela conversa enfadonha de autoajuda escrita por gente mandraque. …
Conheça: Curso de Storytelling e Curso do Conteúdo.
Pode parecer exagero, mas toda produção literária tem um poder potencial, que até então, era possível notarmos apenas nos seres divinos: todo material em texto pode se tornar eterno. Há textos que realmente não morrem.
Neste sentido, é interessante pensarmos que há em toda intenção de registro de escrita um pouco do registro do mundo. É por isso que toda escrita precisa ser compreendida segundo seu tempo, mas mais do que isso, ela precisa ser redigida em favor do seu tempo.
Todo nota que é feita por um escritor funciona como um…
Já passou do tempo em que ser escritor carregava a ideia de ser um intelectual que permanece numa torre de marfim isolado dos reles mortais escrevendo teses, criando teorias, redigindo romances e elaborando notas sobre o mundo e tudo que nele há.
Esta visão romantizada da escrita não cabe no mundo de hoje. Na verdade, não é nada desejável para um bom escritor num mundo plural de hoje, querer estar num alto posto no olimpo de “deuses do intelectualismo”.
O ideal é mesmo o contrário. O escritor verdadeiro é, sobretudo, um observador do chão da existência.
Neste sentido, os grandes…
Se bater o olho neste texto e chegar a conclusão que não vai ler, realmente ele não é para você. Escrever é para poucos.
.Quem convive comigo já deve ter me ouvido falar que mesmo que eu tenha que mudar de profissão por alguma razão, sempre vou continuar escrevendo. Viver de escrita é algo realmente que eu sempre sonhei, mas não acreditei que fosse possível tirar todo meu sustento de ideia loucas que eu costumava a depositar pelos cantos da internet.
Hoje consigo entender bem que ser escritor não é só o que faço, mas acabou se tornando também aquilo…
O feriado é o único lugar em que o brasileiro quer realmente morar. É por lá que temos um bom indulto para vagabundear sem culpa. Com a maior precisão aritmética, o brasileiro contabiliza dias rumo à uma folga exemplar.
Nada mais humano que a matemática da vadiagem. Mas entendo, a gente está vivendo o massacre do vício de parecer importante, ocupado e produtivo. Daí a impressão que só um alivio de um recesso pode nos salvar disso tudo.
Há muita expectativa no feriado. A esperança de que podemos ali, finalmente, escolher o que fazer com nosso tempo. Nada mais luxuoso…
Desde que decidi me afastar dos modelos clichês de produção de conteúdo — com seus manuais dos “x coisas que…”, numero mínimo de caracteres, os fetiches dos keywords e todos os mandamentos do deus do SEO — percebi que ganhava muito mais relevância entre os públicos.
Já é comum falar sobre humanização do conteúdo, mas a verdade é poucos conseguem se livrar realmente da ditadura do modelo prontos impostos pelas gigantes do marketing de conteúdo. Não sou o único que tem visto péssimos materiais circularem por aí. …
Paro diante do lugar combinado e também da minha ansiedade por entender melhor aquele momento. O motorista confirma o local apontando o dedo para a entrada do estabelecimento. Um hambúrguer de improviso no meio da semana não é nada mal.
Agradeço o piloto. Paro em frente ao local, checo mais uma vez o celular e vejo, acidentalmente, ela olhando o celular pela vitrine da frente. Ela não nota, mas eu fico a olhando dali aquela única mesa ocupada.
Subo as escadas e lá está ela. Linda. Roupa colorida como ela sempre é. Portando os mais irresistíveis dois furinhos bem no…
Você anda cansado. Sente que a sua vida profissional saiu totalmente dos trilhos. Pode ser que a carreira dos sonhos não tenha chegado, mesmo depois de ter realizado aquilo que julgava ser o melhor caminho, com os recursos que tinha em mãos.
Talvez você sinta que está perdendo energia e tempo tentando convencer as pessoas que você é bom no que faz. Na verdade, acorda cedo todo dia para participar de reuniões num trabalho de merda, tudo por causa das responsabilidades e compromissos pessoais, familiares e financeiros que assumiu.
Você sabe que não tem escolha. Não consegue sair das convenções…
Quer ver como você é preguiçoso naturalmente? Acabou de ver o tamanho do texto e já deu preguiça, mesmo eu me propondo a te ensinar algo novo. Tudo bem, é um sinal de que você está realmente precisando de ajuda.
Eu tenho uma rotina bem sistemática de produção, mas não considero que esteja preso a realidade fixa das minhas tarefas. Tento manter-me completamente na ativa sempre que é necessário ao mesmo tempo, em que aprendi a produzir do jeito certo.
Todo mundo que produz tem seus dias ruins e a produtividade resolve não dar as caras. Já tive dias inteiros…
#Jornalista e #escritor • TOP VOICE #linkedin 390 mil seguidores • Especialista em #storytelling • Colunista @rockcontent | murilloleal.com.br